terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Restaurar ou Não?


Muitas vezes as armas são herança de família ou simplesmente são adquiridas para incrementar um acervo de coleção, e nem sempre encontramos essas armas em bom estado de conservação, que desperta a dúvida, restaurar ou não restaurar?
Carabina GAMO 68
Na sua grande maioria, essa dúvida, só existe quando a arma possui um grande valor sentimental, o que em minha opinião vale apena sim restaurar tal peça, pois além de conservar uma parte da historia de uma determinada época, acaba-se preservando também, em alguns casos, parte da historia de uma família, que muitas vezes possui aquela determinada arma por gerações, e não pensa em se desfazer da mesma. E muitas vezes são armas raras, as quais realmente merecem uma restauração e em outros casos são armas que apesar da pouca idade, digamos assim, são relíquias para a família, e merecem os mesmos cuidados.















Outra dúvida existente é o que realmente é a restauração?

A restauração é simplesmente  voltar a arma a um estado de novo, ou exatamente como saiu de fabrica, que sabemos que isso é uma coisa extremamente difícil, e na maioria das vezes quase impossível, devido aos custos que envolvem um restauração e também as dificuldades de se encontrar, serviço especializado para esse fim, já que na maioria das vezes os armeiros que trabalham com arma de pressão não dão a devida importância a arma, quanto a uma arma de fogo, e por isso se recusam a restaurá-las, ou ainda não possuem o conhecimento especifico para esse trabalho, já que se restringem em apenas trocar peças desgastadas ou quebradas, por peças novas, quando não condenam a arma e indicam a compra de uma nova.

Muitos acham que restaurar uma arma é apenas trocar a mola ou o retentor, ou ainda uma simples pintura ou nova oxidação, e pagam caro por isso, que nem sempre esses simples serviços foram bem feitos, por falta de empenho ou cuidado do armeiro, ou em alguns casos um simples curioso do assunto, esse é outro grande risco para sua arma, os curiosos, que se dizem armeiros.

Então para se ter uma bela restauração com um resultado satisfatório, ou um bom aproveitamento, do serviço, antes de pedir para alguém restaurar uma carabina ou pistola de pressão, pesquise conheça a arma, se informe de suas características originais, e pesquise um bom profissional ou pelo menos converse com quem vai fazer o serviço, e analise se ele sabe o que está fazendo, para que não tenha aborrecimentos depois, tanto com o serviço quanto com o valor do mesmo, já que dependendo do serviço e do profissional, esse valor pode ser caro.
Avalie se realmente a arma vale o investimento, e se é isso o que realmente você deseja. Vale lembrar que esse é essa não é um costume do brasileiro, mas que deveria ser uma constante entre os que são apaixonados pelas armas de pressão, como os que são pelas armas de fogo, pois além do mais, as armas de pressão também fazem parte da historia do mundo das armas.


18 comentários:

  1. Como faço para conseguir seu telefone.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu e-mail é clubedochumbo@bol.com.br
      Ass: Alex

      Excluir
    2. Posso mandar fotos da minha garrucha ?

      Excluir
  2. Boa tarde, meu nome é. Gustavo, encontrei numa arrumação em casa 3 espingardas de pressão que eram do meu sogro que estão em estado permissíveis a restauração, como faço para ter acesso a alguém que o faça? Meu contato é Gustavo.lisboa@petropano.com.br

    ResponderExcluir
  3. Como restaurar as raias da minha carabina winchester 44 mod 1873

    ResponderExcluir
  4. BOA TARDE MEU PAI TEM UMA ARMA ANTIGA QUE ERA DO VO DELE E ACHO QUE CABE RESTAURACAO PODERIA INDICAR ALGUEM SOU DE SAO PAULO CAPITAL

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Amigo tenho um calibre 32 Colt Cavalinho, não sei exatamente o ano mas é bem antigo, é herança do meu avô e gostaria de restaurar, poderia me indicar alguém?

    ResponderExcluir
  7. BOA NOITE MEU PAI TEM UMA ESPINGARDA ANTIGA QUE ERA DO PAI DELE E ACHO QUE CABE RESTAURACAO PODERIA INDICAR ALGUEM SOU DE SAO PAULO CAPITAL

    ResponderExcluir
  8. Tenho uma velha carabina de pressão da década de /80/90/ e gostaria de comprar as peças com
    baixo custo para eu mesmo restaurar podem me indicar alguém ?

    ResponderExcluir
  9. Tenho uma espingarda de carregar pela boca, cano duplo que herdei do meu avô, porém não tenho interesse de ficar com ela. Já fiz várias pesquisas e não encontrei nenhuma pista que me levasse a sua idade ou fabricante.
    Muito antiga, acredito que seja um ótimo projeto para quem deseja uma restauração.
    meu e-mail é acandido18@gmail.com
    Se alguém se interessar, entre em contato.

    ResponderExcluir
  10. Gostei , quem sabe um dia mando minha garrucha pra vcs restaurar , ainda não tenho condições

    ResponderExcluir
  11. Estou com uma 948 .22lr
    Se houver algum restaurador por favor entre em contato (14)997828169

    ResponderExcluir
  12. Olá. Tenho uma garrucha cal. 320 de 22cm sem marca. Gostaria de restaurar. Vocês fazem orçamento? Obrigada.

    ResponderExcluir
  13. Olá,tenho uma carabina de chumbinho Stella 518, gostaria de vender.

    ResponderExcluir
  14. boa noite, tenho uma carabina gamo 68, 4,5mm e preciso da tampa da empunhadura... sabe indicar onde compro?

    ResponderExcluir