segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Cuidados e manutenção de sua arma


Quando adquirimos uma arma de pressão é necessário se ter em mente que assim como qualquer outra arma, a conservação da mesma é de fundamental importância para sua longevidade e seu desempenho. Apesar de não exigirem tantos cuidados como as armas de fogo, as armas de pressão devem ser manuseadas de forma correta para que não venha a danificar-se e sua limpeza e lubrificação e indispensável.
Para que o airguner tire o Máximo de proveito de seu equipamento e não venha a ter dores de cabeça com manutenção desnecessária, é extremamente importante que e conheça o equipamento e o mínimo de cuidados que ele precisa.
Quando falamos de armas de pressão, imaginamos que seu mecanismo por ser bastante simples, não apresenta defeitos facilmente, essa afirmação tem seu fundo de verdade, porem existem situações que contradizem essa afirmação.
Toda arma de pressão possui seus pontos fortes e pontos fracos, no que diz respeito a manutenção. Como por exemplo, as armas por ação de bombeamento apresentam defeitos facilmente em suas vedações, assim como as PCPs se não obedecermos aos níveis exatos de pressão necessária, e no que diz respeito às armas por ação de mola e pistão, o desgaste da mola é o ponto fraco principal, deste tipo de arma.
                                     O stress das molas                                       
A durabilidade de uma mola depende na maioria das vezes, da qualidade dos materiais e tratamentos, mecânicos e térmicos, que recebe durante o processo de fabricação. Mas também depende do uso, e até mesmo os  abuso, a que é sujeita
Na maioria das springer, a mola costuma estar ligeiramente comprimida, mesmo na posição de repouso, e assim pode continuar quase indefinidamente sem que haja problemas.
O que acontece é que muitas vezes os fabricantes usam as mesmas molas tanto nas armas mais potentes como nas menos potentes sendo que a única diferença é a sua carga em repouso. Numa springer de alta potência normalmente a mola encontra-se mais comprimida em repouso e por isso muito mais comprimida quando armada, logo possui uma maior energia potencial nesse estado. Portanto Logo se pode facilmente concluir que a mola de uma arma de alta potência está muito mais sujeita aos defeitos do que as de baixa potência por exemplo.
Um dos mais célebres exemplos desta situação é a muito famosa carabina Diana mod.48/52/54, que é conhecida por ter uma mola que em média, dura 2500 ciclos de tiro antes de se partir devido à excessiva carga a que está sujeita tanto em repouso como quando armada.
O termo partir não é aplicado apenas quando uma mola realmente se quebra em dois ou mais locais, também se aplica quando uma mola perde qualidades elásticas, o que é fácil de verificar, quando se retira a mola da arma, pois esta está toda torta.

O meio de diagnóstico mais confiável para ver se a mola está em condições é o uso de um cronógrafo. Uma arma com a mola partida vai apresentar valores de velocidade muito baixos e pouco consistentes, o que quer dizer que está na hora de substituí-la. Em alguns casos é possível sentir quando a mola está partida, pois a arma normalmente apresenta um aumento no recuo e na vibração acompanhado de uma grande perda de precisão, para os atiradores menos experientes, isso pode ser confundido com a potência da arma quando na realidade é o contrario. O ideal mesmo é que após o número de ciclos de tiro, recomendado pelo fabricante, que é em torno de 5000 tiros, se faça uma lubrificação na mola principal, e verifique suas condições, ou mesmo a cada seis meses, faça uma verificação da mola principal, desmontado a arma, lembrando que se você não possui conhecimento sobre o mecanismo da arma, leva-a a um armeiro de confiança para realizar essa verificação.
Outro ponto que não devemos descuidar, é de não deixar uma springer armada por longos períodos de tempo, tal ação favorece e muito no enfraquecimento da mola, e dependendo do tempo que passar armada, pode ocasionar a perda total da força da mola, o que fará a arma perder sua potência, e conseqüentemente, perder alcance de tiro e precisão. Portanto nunca deixe a carabina ou pistola, por ação de mola e pistão armada por longos períodos.
Fonte: APFT

4 comentários:

  1. ola onde acho assistência técnica pra uma daisy power line 880?

    ResponderExcluir
  2. Bom dia tenho carabina de pressao e preciso fazer uma manutenção , tenhi q trocar a mola pois a pressao esta fraca , sou de sp capital

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, tenho uma pistola gamo p800 a pressão tá fraca n sei o q faço queria uma ajuda.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite possuo uma gamo Maxima que esta com pouca pressão , onde consigo fazer a manutenção ?

    ResponderExcluir