quarta-feira, 18 de abril de 2012

TIROS DE LONGO ALCANCE "Sniping"



Uma das melhores formas de aguçar a pontaria de uma atirador com armas de pressão, são os tiros a longas distancias, alguns praticam regularmente, desafiando assim muitas vezes as capacidades das armas, que muitas vezes foram criadas para alcances a distancias não superiores a 20 metros, lembrando que quando falamos de longas distancias com armas de pressão, estamos falando de qualquer distancia maior que 30 metros.
A popularidade sobre essa modalidade vem crescendo, principalmente na forma de Benchrest, ou mesmo silhuetas metálicas, além das modalidades mais conhecidas como o Field Target, que antes eram focados principalmente para armas de fogo.
Este tipo de tiro requer muita prática, tiros de precisão de longa distância, não se aprende em um dia, porque é uma modalidade que combina muitas variáveis. Além da seleção feita pelo atirador da sua arma e munição, tanbém  podem estar envolvidos tais fatores complexos como tirar o máximo partido dos elementos da visão, a influência do julgamento do vento e da distância. No entanto, estes desafios são o que fazem sniping uma modalidade fascinante.
Atualmente os modelos de armas, mais eficazes e espectaculares são de criações britânica, armas projetadas para acertar com precisão a mais de 50 metros. Principalmente com o uso de mira telescópica.

Quanto ao calibre é mais acessível e fácil de usar o universal 4,5 mm (0,177 "), a razão é geralmente devido à velocidade de saída ser maior e, portanto, a trajetória mais plana, o que muda altura do impacto a distâncias diferentes, sendo essa compensação inferiores, em carabinas de maior calibre, que geralmente vêm com velocidades mais lentas e, portanto, uma parábola mais acentuada.
Munições: discussão em torno da importância de munições para armas, é algo que nuca acabará cada um shooter "atirador" deve saber o qual é o que funciona melhor com o seu rifle de ar. muita diferença na qualidade de chumbinhos hoje em dia e, geralmente, os resultados são consistentes com os preços. outros atiradores que, dependendo da distância usam dois ou mais tipos de chumbinhos geralmente diferenciados pelo peso, de modo a compensar as quedas do mesmo em termos de distâncias, isto requer muitos testes anteriormente, mas normalmente funciona. Tudo é claro levando em conta seu coeficiente de balística. Embora a curtas distâncias, pode ser coisas sem importância, mas mudar radicalmente quando falamos de tiro de longo alcance.

Para iniciar nessa modalidade, a primeira tarefa é concentrar-se nos elementos da pontaria à distância, que devem estar bem calibrados, como não existem regras sobre o assunto vou considerar essas distâncias apenas como um guia:
 Curta distância: 20 metros ou menos.
 Distância intermediária: 25 metros
 Distância média: 30 metros
 Longa distância: 35 a 50 metros
 Distância muito longa: mais de 50 metros.

Você pode comesar a concentrar-se em tiros  a uma distância de 20 metros e, em seguida, alterar essa distancia quando você deseja passar para o próximo nível de dificuldade, mas meu conselho é para definir seus objetivos a uma distância média de 30 metros e aprender a estimar o ponto de impacto em função da distância. Assim disparar sobre um alvo ao longo de uma curta distância pode ser orientada para a parte inferior do alvo e em longas distâncias no topo, todos, a fim de compensar o desvio em centímetros para cada ponto de impacto.

Posições: como é uma forma livre, a prática de sniping permite uma grande variedade de posições, o atirador pode escolher o que se sente mais confortável, como em pé, ajoelhado, sentado, deitado ou de apoio natural ou artificial, incluindo neste último ponto os acessorios opcionais ou integrados, que começam a se proliferar no mundo do ar comprimido.
Em resumo, o maior atrativo do sniping, é experimentar os limites das possibilidades de nossos rifles de ar, encontrar as melhores combinações de munições, aparelhos de pontaria como as lunetas, e técnicas que permitem, acertarmos alvos cada vez mais distante, e atingido outros, cada vez menores.

60 comentários:

  1. Isso ai amigão, pratico tiro com minha cbc nitro 1000 4,5 e concordo quando diz que são maia precisos que os 5,5 atiro a 30 metros sem problema. ja os 5,5 tem que ficar compensando, gostei do seu apoio pra carabina vou tentar fazer um parecido. Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra quem não tem grana pra comprar uma boa arma 5,5 e,chumbos de excelentes qualidades,uma 4,5 com chumbo nacional,tá bom demais!Só não venha com essa história de 5,5 não é precisa.

      Excluir
    2. Atiradores profissionais utilizam 4.5 pela precisão! 5.5 é mais indicada para caça quando menor o chumbo menor o atrito com o ar e maior a precisão! Aliás tenho uma 4.5 de 2.000$ que deve ser bem mais cara que sua 5.5 ! Nada a ver com preço e sim gosto !

      Excluir
    3. tenho duas carabinas, uma cbc f22 montegro, que customisei com mola de gas ram de 60 kg! ficou incrivelmente forte! porem só posso usar chumbos pesados, então opto pelo tsunami, da Nautika( custo/beneficio muito bom). Atiro com mira aberta a mais de 50 metros em latas de cerveja.
      A outra é uma beeman dual call, (possui um cano 4,5 e um 5,5), mas uso apenas o 4,5.Tambem customisada com gas ram 45 kg. muito precisa tambem. mas aceita chumbos mais leves.

      Excluir
    4. Tenho uma GAMO CFX 5.5 com gás ram de 45kg. A 25 metros, com chumbinho gamo pro-hunter coloco na mosca 5 tiros e não raro coloco 3 no mesmo furo. Nada a reclamar.

      Excluir
    5. caro amigo a sua beeman tenho tbm uma, se eu colocar um gr nela de 50kg ficara boa em tiros de 20 metros

      Excluir
    6. Ola amigo, tenho uma beeman 1072 e coloquei gas ram de 50kg e ficou muito mais precisa do que com mola original. Tiros entre 10 e 20 metros etramamente precisos, e acertando a luneta consigo tiros em bexigas até 125 metros.

      Excluir
  2. Caro amigo:
    Sou um tanto inexperiente com carabinas a ar.
    Em primeiro parabens pela simplicidade do seu suporte, também vou copia-lo.
    Fiquei pensando na velocidade necessária na boca do cano para um tiro, digamos 50m. Tenho duas armas,ambas no cal. 5,5, uma com velocidade de 750 pés e a outra com velocidade de 800 pés, será que consiguirei alguma consistência em tiros nessa distância (50m)?
    Os chubos que uso ficam em média com o peso de 15,5 grains não sei se acho chumbos mais pesados e também mais leves para testar. O que você sugere?
    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  3. Não consegui por meu nome no: "comentar como", mas para constar, meu nome É:
    Beto Aranha

    ResponderExcluir
  4. Fala brother, as carabinas 5,5 a longas distancias são imprecisas vc tem que compensar pois o chumbo é pesado e cai um pouco, usa os chumbos da jsb são muito bons porém caros, a curtas distancias tipo 10 metros dá pra usar o rifle mesmo que é mais barato, a minha é de 4,5 1000ft/s uso chumbo gamo ts10, no calibre 5,5 é ts22 mais acho muito pesado nesse calibre, por isso prefiro os jsb. valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho uma 5.5 jade mais. Ela e bem precisa a mas de 50 mas mas uso chumbinho mas leve e barato como o snaip mas p curta distancia uso msm o rifle muito bom pra curta distancia sempre acerto na mosca to bem satisfeito e ótimo pra caça.

      Excluir
    2. Eu tenho uma 5.5 jade mais. Ela e bem precisa a mas de 50 mas mas uso chumbinho mas leve e barato como o snaip mas p curta distancia uso msm o rifle muito bom pra curta distancia sempre acerto na mosca to bem satisfeito e ótimo pra caça.

      Excluir
  5. Olha, já n sou tão iniciantes hj em dia e vou deixar meu comentário, quanto a parábola n tenho o q discutir, porém a energia de uma munição 4,5 e 5,5 são completamente diferentes, a energia da 5,5 é muito superior ao da 4,5, para tiros de mais de 50 m, pouquíssimas carabinas 4,5 vão conseguir alguma precisão, o mais indicado seria as 5,5, cujo qual chegam ao seu limite em media aos 100 mtrs com precisão de 1", mas só atiradores mais experientes conseguem, primeiro q cada carabina escolhe seu chumbo, o chumbo bom em uma não é necessariamente bom em outra. mas para disparos dessa distancia os mais escolhidos seriam chumbo de 18 a 20 grains de calibre 5,51 5,52 ou 5,53, porém ja vi gente conseguir acertar a 160 mtrs, mas ai é outra historia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual carabina 5,5 seria mais indicada para um tiro de 100 metros?

      Excluir
    2. Hatsan at44! Uma das PCP's mais precisas no mercado Brasileiro com preço justo!

      Excluir
    3. Concordo com vc se estiver se referindo a uma pcp, mas se for mola ou gás eu duvido uma 5.5 fazer um agrupamento de 1" a 100m

      Excluir
  6. Tenho uma Carabina CBC Monte Negro F22, 5,5... Não posso reclamar, pois uso ela em distancias menores a 30 mts e isso faz com que meus tiros sejam aparentemente perfeitos... sendo acertos agrupados.
    Percebo que o nivel de dificuldade de atirar com ela é bem maior do que uma 4,5... já que as mesmas pesam bem menos na empunhadura e tem um coise menor, especialmente pela minha ser aquela da edição especial da CBC, com bandoleira e luneta... isso faz dela uma carabina pesada.
    Mas essa velha arma não me deixa na mão na hora de uma boa diversão... E como está em seu texto, com o tempo vamos adequando os chumbinhos e manuseios...

    Desejo a todos atiradores boas diversões

    ResponderExcluir
  7. Valeu galera, todos os comentários são validos e muito bem vindos, obrigado a todos pela observações e experiencias postadas aqui.

    ResponderExcluir
  8. Olá a todos. Antes de tudo quero dizer que não sou o dono da verdade, mas tenho um pouco mais de experiência, pois atirei muito na minha vida c/ armas de mola e de fogo até me render as PCPs, rs. Vamos por partes:
    1- O calibre 4.5 é mais preciso que o 5.5. => MITO! Em armas de mola, o calibre 4.5 tende a se dar melhor, pois a arma faz menos esforço p/ atirá-lo e consequentemente pula menos, aumentando a precisão e tendendo a produzir um menor spread. O chumbinho 4.5 tem trajetória mais plana (precisa compensar menos até os 50m), mas p/ mais que isso, o 5.5 ganha em precisão fácil se tiver a mesma velocidade, pois possui muito melhor coeficiente balístico e sofre menos a influência do vento pela maior massa (baixem no site da hawkeoptics.com o programa chairgun e verão a discrepância entre os 2 calibres). Aliás, como estamos falando de tiros a longa distância, precisamos falar de carabinas. Infelizmente, p/ armas de mola (ou GR), a longa distância é mais limitada, podendo-se atingir alvos até uns 70m c/ relativa precisão. Mais do que isso em distância ou mais precisão (acertar alvos menores a 100m) só c/ PCPs. É um projeto muito melhor p/ o tiro de precisão, pois não há o recuo (duplo) e ainda, consegue-se ter canos mais longos (mais potência), menos vibração e o principal, spread menor.
    Nos campeonatos da Holanda de tiros a 100m, 99% das armas são PCPs e entre as 10 primeiras, sempre tem umas 5 ou 6 armas no calibre 6.35 (proibido no Brasil), que retem mais energia ainda que o 5.5 e é mais pesado (http://www.100mairgun.nl/). Outra coisa importante: Se vc gosta de fazer tiros a longas distâncias (como eu), invista numa PCP 5.5 mesmo que seja de "entrada" (mais baratas). PCPs de entrada ganham fácil de armas TOP de molas acima dos 50m, pois as PCPs trabalham bem em qualquer calibre, já as de mola trabalham melhor no 4.5. Por exemplo: c/ uma PCP AT 44 no 5.5, vc acerta facilmente alvos a 100m c/ chumbos bons (JSB) e uma luneta razoável. Já c/ uma TX200 4.5, vc tb acertaria, mas c/ menos frequência e c/ muito menos energia. Uma TX200 custa R$3200, mais que os R$2300 de uma AT mono. Mesmo c/ um cilindro scuba S80 + estação p/ a PCP funcionar, uma AT sairia por uns R$3500, quase o mesmo preço da TX e acertando muito mais de longe.É só ver a quantidade de vídeos na NET c/ PCPs atirando acima de 100m.
    Outra coisa importante: Invistam em chumbos BONS! Ao invés de comprar 2 latas de gamo, comprem 1 de JSB Exact e vcs verão como os agrupamentos irão diminuir. Aproveitem os vendedores dos fóruns e a linha de JSBs cometas que são mais baratos e ainda são muito bons. Fora as outras coisas como gatilho, miras e etc.
    Resumindo galera: Quem gosta de precisão a longas distâncias (50m ou +), tem que partir p/ PCPs mesmo. Façam como eu (e muitos outros): guardem dinheiro (nem que for por muito tempo) e comprem. Eu mesmo, demorei 3 anos! kkkk. E estou satisfeitíssimo c/ a minha PCP e outro amigo que tem uma AT 44-10 e que também saiu das springers (molas) também esta muito feliz. Eu acho que o caminho evolutivo p/ quem gosta de atirar de longe c/ airguns é esse. Quem migrar p/ PCPs, verá que é outro mundo. Antes eu brincava aos 50, 60 e até 70m de springer, agora minhas distâncias aumentaram, rs. http://www.youtube.com/watch?v=xygd96EcXVs *Não é só a Condor que faz isso não, a AT 44-10 do meu amigo, acerta igual nessa distância). Abraço e bons tiros a todos.

    ResponderExcluir
  9. Caros colegas, em outro site uma pessoa postou que fazia tiros a 100 mts // 4,5mm com uma carabina de mola(acho que cbc), achei estranho pois a compensação seria muito grande de quase -80 cm com chumbinho gamo pro magnum, se usar uma luneta 4x32 com reticulo mildot são + de 5 mildot, Alguem sabe como fazer essa magica???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. depende de que distancia vc zera a sua luneta
      eu atirava com uma cbc 4,5 sem luneta em pé a mais de 100 mts com chumbo rifle nas latas de cerveja e acertava mas vc precisa conhecer a sua arma

      Excluir
    2. ah!!! quanto a distancia de zeroing é 10 metros que da uma curva razoavel para essa distancia....

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. para acertar um alvo a 100 mts , no chairgun, vc teria que zerar a 7 mts, daria um desvio de 14 cm +-, mas com arma cbc, mola helicoidal, mira aberta, chumbo rifle com coeficiente balistico baixo, EM PE, ...meu amigo fica dificil ate ver a latinha com a massa de mira na frente,, nem o Chris Kyle, mas cada um sabe o que diz,....

      Excluir
    5. desculpe mas eu esqueci de mencionar que eu quebrei a massa de mira e adaptei um parafuso fenda q com algumas limadas nas laterais ele encaixava como uma luva na alça de mira
      e gastei bons dias com ela na mao 1 cx de chumbo por dia era pouco e em 8 meses ela perdeu completamente a força e o chumbo nem saia mais do cano

      Excluir
    6. A 20 metros sem luneta eu acerto uma lata de spray de perfume, e sinto muita dificuldade em vê-la, agora a 100 metros numa lata de cerveja??? se ta me zuando.

      Excluir
  10. ola a todos gostaria de saber qual carabina ten maio poder de destuiçao{qual concegue vasar mais objetos juntos A DE 5.5MM OU A DE 4.5MM. TO QUERENDO CONPRA UMA E TO NA DUVIDA. ha qua marca de carabina e a melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Das mais baratas estão a BAM e a HATSAN AT 44-10 CALIBRE 5,5 PCP.

      Excluir
  11. Ola galera tenho uma nitro edvanced 5.5 uma carabina muito boa, faço com frequencia disparos a 55 metros em latinhas. a compensasão é muito poca, a lata estando com um poco de agua nao chega nem a cair vara sem balançar. ela é 244 ms

    ResponderExcluir
  12. ola amigos sou novato na aria mas um apaixonado por carabinas
    estou com dificuldade pra alinhar minha luneta sniper 4x20 e carabina CBC monte negro f18 standard B19s
    com um alvo de meio centimetro a 7 metro de distancia mas se tentar aumentar a distancia ai so aserto alvo com mais de 3 sentimetro. com 20 metros ai fica pior eu não consigo alinhar a luneta...
    sera q esiste chumbo pra longa distancia..alguen pode me ajudar..obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se e para usar essa luneta tira e deixa mira aberta pois essa luneta se desregula com o tranco da arma vlw

      Excluir
    2. a sua b19s é original ou vc fez alguma modificaçao nela original ela vibra demais e o gatilho muito pesado

      Excluir
  13. Olá, boa noite. Gostaria de pedir a vcs uma dica para comprar carabina de pressão 5.5mm (Gás RAM), para alvos de 50 a 100m. Gostei muito da BENJAMIN Trail All WEATHER 5.5mm. Vcs tem alguma sugestão melhor para mim? Obrigado.

    ResponderExcluir
  14. Qual carabina de 5.5 pressão você recomenda para tiros de longa distância? Li em vários lugares as pessoas dizendo que as CBC são pouco precisas para estas distâncias, você tem alguma sugestão? Qual luneta você recomenda?

    ResponderExcluir
  15. Sou super iniciante, comprei uma carabina hatsan striker edge calibre 5.5 e uma luneta 4x32, no primeiro dia de uso regulei a luneta, acertei alvo a 60m sem dificuldade nenhuma, onde eu coloco a mira eu acerto, achei uma ótima carabina, e vou aumentando a distância até chegar no limite dela, mas pra quem inicia no mundo da carabina, a hatsan striker edge 5.5 é uma excelente carabina...

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho uma 5.5 da CBC e testei chumbo leve e chumbo pesado, o chumbo leve varia de mais, já o chumbo mais pesado apesar de ter que compensar pouco na luneta (coisa que eu gosto de fazer) é mais preciso, eu atiro de 50 a 100 metros sem problemas. Nunca atirei com uma 4.5 não sei se é mais precisa, mas a 5.5 é muito precisa...

    ResponderExcluir
  17. comprei uma da gamo socom tactical 5,5 gas ram, queria comprar a at44 10 p.a. da hatsan pcp, por não ter a grana fiquei com a gamo, pelo que vi nos comentarios acho que fiz nhaca, kkk algum comentario otimista?

    ResponderExcluir
  18. Tenho uma CFR 5.5 com 45kg de gas e consigo fazer bons tiros com ela com ts 22 da gamo. Segue link de alguns vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=cEZ88cgF_YY https://www.youtube.com/watch?v=cMUS1dv55Lc

    ResponderExcluir
  19. A melhor arma para tiro a distância é a CBC NITRO x 1300, temos exemplos como o do link: https://www.facebook.com/cbcnitrox1300/?fref=ts tiro a 500 metros. Tiro perfeito com mas de 40 testemunhos, filmado por várias pessoas.
    Então, uma arma de gás ran que faz + de 400 mts e com a precisão CBC ! Vale a pena conferir!

    ResponderExcluir
  20. Pessoal alguém conhece as carabinas crosman 4,5 sheridan ou a daisy 10, as duas são estilo rifle winchester. Gosto muito do estilo, mas fico com medo de não ter potência para atingir alvos com 50 m de distância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente não têm potência, só beleza. Atiram com esferas que não aproveitam o raiamento do cano, são curtas (70 cms + -), não chegam a perfurar uma latinha de refrigerante. Em países livres são usadas por crianças.

      Excluir
  21. tenho uma cbc standart 5,5, mas como não uso para caçar, só tiro ao alvo fixos, se ele atingir essa distância substitui além de ter um designe nolstálgico do velho oeste.

    ResponderExcluir
  22. Tenho um Hatsan 6.0 gás ram 75Kg e acerto uma bechiga a 120m sem problemas

    ResponderExcluir
  23. comprei uma nitro x 1000 5.5
    Queria saber qual chumbo usar pra distância acima de trinta metros pra ter uma boa precisão
    Por que potência ela tem de sobra.

    ResponderExcluir
  24. comprei uma nitro x 1000 5.5
    Queria saber qual chumbo usar pra distância acima de trinta metros pra ter uma boa precisão
    Por que potência ela tem de sobra.

    ResponderExcluir
  25. Eu tenho uma cbc f22 com gas ram 45 eu acerto o alvo a + de 80m ela é muito precisa

    ResponderExcluir
  26. Quantos cálculos um snipper americano, no Afeganistão faz antes de dar um unico tiro?!
    E quantos dias ele não perdeu estudando para dar um único tiro letal, a 2km de distância, levando sua arma ao etremo?!
    O fato é que se ignorarmos a teoria e nos a termos somente à prática estaremos fadados ao fracasso . Não é o verdadeiro problema, fato de ter q compensar a queda do projétil com clicks ,e sim o fato de nao sabermos usar os clickis. Logo, aprendendo a compensar com eficácia conseguiremos atingir o alvo com calibres maiores, e consequentemente, mais distantes.

    ResponderExcluir
  27. Tenho uma HATSAN STRIKE EDGE 5.5 GAS RAM - Faz excelente agrupamento em alvos (15mts). Ainda não testei em distancias maiores. Potencia tem de sobra!! 26 joules!!

    ResponderExcluir
  28. Curti muito o blog, de vdd, é espetacular... Queria uma dica... Vou começar com uma Rossi Dione New Black e com uma Luneta 4x20, acham uma boa para um ponta-pé inicial? Tenho como objetivo praticar tiro olímpico... É fascinante...

    Aqui segue um link de um site bem interessante, onde podemos ver todos os fundamentos do tiro: http://www.primeirostiros.com.br/p/fundamentos-do-tiro-esportivo.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Equipamentos:

      * Carabina Rossi Dione New Black
      - Cal 5.5
      - 180m/s
      - 493 fps
      - Com a arma em uma posição de aproximadamente 90 graus, após o tiro, a munição toca o solo dentro de 200 metros após o ponto 0 do tiro (o tiro atinge uma boa distância)
      - Dentro de 10 metros o tiro atinge o alvo com a mesma velocidade e potência de quando ele partiu da arma (o tiro só sofre alteração por vento, e gravidade após 10 metros, ou seja, é bem difícil errar um tiro com ela a 10 metros, uma característica muito positiva da arma)

      * Luneta 4x20
      - Tem uma objetiva de 20mm de diâmetro, o que proporciona uma boa visibilidade do alvo a partir dela
      - Possui regulagem vertical e horizontal para ajuste da mira com rosqueável (apresenta fácil manuseio)

      * Munição 5.5 Perfurante Thor de 0,50 gramas
      - Aerodinâmico, com a massa bem distribuída e simétrica, resultando em um tiro preciso.

      Ao meu ponto de vista, é uma ótima combinação de potência e precisão... Mais gostaria de saber se é um bom investimento para um ponta-pé inicial em prática de tiro olímpico... Eae alguma dica galera?

      Excluir
  29. Tenho uma nitro six 6.0 uso chumbinhos nitro six gold cobreado tiros de 100 metros 150 em pombos nao faz diferença nao vareia e derruba na hora,, agora chumbos mais pesados tem que dar diferença a mira erguer um poko

    ResponderExcluir
  30. tenho uma hatsan 135 qual seria a luneta mais indicada para ela

    ResponderExcluir
  31. 20 e 30 metros tanto faz 4,5 e 5,5 , a distancia é muito curta para o tamanho do chumbinho pesar e mudar mira

    ResponderExcluir
  32. Galerá preciso um pouco de ajuda, eu tenho duas carabina, uma CBC B12-6 F18, Esou até que feliz com ela... apesar de não ter tanta força a precisão dela chega a surpreender até 20 a 30 metros, pensei em trocar para mola tripla de inox? Alguém recomenda,ela vai aumentar a força e até 20% é o que diz na descrição da mola, é factível? E a precisão vai ser perdida ou melhorada? A outra carabina me decepcionou um pouco quanto a precisão, não consigo acertar a 20 metros, apesar de ser poder destrutivo ser bacana, é a Rossi Dione 3 geração 5,5, original, percebo que ela da um tranco forte que atrapalha, o que é mais indicado eu fazer, trazer ela pra um Gás RAM? Qual? quero deixar a para ter uma melhor pecisão, mais queria fazer uma boa configuração pra caça devido a calibre 5,5, o que vc me indicariam? O que fazer com a Rossi Dione ? Mola tripla ino ou gás RAM?

    ResponderExcluir
  33. Digo que ambos os calibres são bons 4.5 e 5.5 mais em questão de acertar o alvo a longa distancia com precisão vai depender do ambiente por exemplo quem de vcs já atirou em cima de Rio ou igarapé sabe do que estou falando.
    O atirador snipper sabe bem como atirar e escolher a munição pra obter o bom resultado

    ResponderExcluir
  34. E ai moçada, sou novo na area mas adoro atirar. Alguém pode me dizer alguma coisa sobre a minha arma.
    Gamo black shadow 4.5 - 14Joules -
    220m/s.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bela arma, precisa e não muito potente, dá pra dá uma customizada legal, o gatilho fica cabelinho, mais cuidado, o gás não pode, ou melhor, não deve ser mais de 45Kg, esta carabina tem o bloco em polímero, ponto fraco dessa arma, por isso não é indicado gás ram forte. quando racha o bloco, tem que comprar o conjunto do cano completo, se possível eu trocaria ela por uma cometa fênix.

      Excluir
  35. Já tive várias mas tenho 4.5 i 5.5 a que miro melhor muito melhor e á 4.5

    ResponderExcluir
  36. Comprei uma carabina de pressão gamo maxxin igt mach 1 Black polímero 4.5 mm,qual chumbinho seria o ideal para disparos a longa distância

    ResponderExcluir