segunda-feira, 19 de setembro de 2011


ROSSI DIONE BLACK

Para todos os iniciantes do tiro esportivo com armas de pressão, a escolha da primeira carabina é muito complicado, pois a duvida é, que marca, que modelo ou classe de potencia deve-se comprar, é  verdadeiramente uma tortura.
Muitas marcas e modelos atuais no mercado disponibilizam varias opções para todos os gostos, mas para o iniciante, e indispensável saber que como todo esporte, o tiro deve ser evoluído de forma gradativa sem pressa, a fim de se atingir o Maximo de aproveitamento possível, tanto do atirados quanto do equipamento.
No caso, o atirador iniciante deve primeiramente optar por uma springer de baixa potencia, a qual possui um peso menor e também um recuo menos acentuado do que as de alta potencia, facilitando seu aprendizado.
Decidi fazer então um pequeno artigo sobre uma arma de baixa potencia que eu indicaria para qualquer iniciante, que deseja comprar uma carabina de entrada, sem que precise gastar rios de dinheiro para praticar o esporte, e particularmente é uma das minhas preferidas, que é a Rossi Dione Black 4,5 .

Carabina de pressão Rossi Dione Black Optic 4,5mm - madeira graneada
sistema: engatilhamento por alavanca acionada pelo basculamento do cano tiro individual de chumbinhos. Alça de mira com regulagem lateral e vertical, massa de mira com fibra óptica.
velocidade na boca do cano: 170 m/s.
coronha: madeira recoberta com polímero granulado.
cano: 17" e com estrias para acoplar luneta.
peso: 2,63kg

Vamos a um breve apanhado sobre as características da nossa enfocada neste artigo.

Sistema ou mecanismo
o mecanismo da Rossi Dione Black, é um dos mais conhecidos e simples entre as armas de pressão que é o break-barrel ( cano basculante ), onde o cano é a alvanca que comprime a mola.

 Coronha:
Apesar de muita gente pensar que  coronha é apenas uma questão estética a ser levada em conta, na realidade o tipo de uso predominante para a  arma é quem  vai definir que coronha escolher.


         









  

No caso da nossa Dione Black, sua coronha toda em madeira e recoberta por um polímero granulado lhe oferece um visual bastante agradável de empunhar. A mesma favorece pelo seu designer a pratica da caça, mas pela sua ótima ergonomia, isso não impede de obtermos bons resultados na pratica do tiro esportivo, ou tiro ao alvo, em distancias de 10 a 25 metros.

Cano
O cano da arma possui uma dimensão de 17’’, com raiamento razoavelmente bem definido, a ponto de oferecer um bom desempenho a arma, e uma boa precisão.

Gatilho
Possui um gatilho bastante simples, assim como todo o mecanismo da arma. Sendo o gatilho uma das desvantagens da arma, mas nada que um bom treino não resolva, é muito fácil acostumar-se com o gatilho da  Rossi Dione, e logo se atingir bons resultados sem muito esforço.
  
Conclusão
A Dione é uma carabina simples, mas que não deixa a desejar para quem procura uma carabina com um custo beneficio bom, e uma precisão que motiva qualquer praticante do tiro esportivo com armas de pressão a se desenvolver no esporte.

Um comentário:

  1. comprei uma rossi dione black optic 4,5 e achei ela muito boa

    ResponderExcluir