segunda-feira, 26 de setembro de 2011

CLASSES DE POTÊNCIAS


Quando falamos sobre armas de pressão, é inevitável as duvidas sobre sua potência e velocidade, sendo muitas vezes esse um fator determinante para a compra de uma arma de pressão, principalmente para os iniciantes, que julgam a energia da arma como um fator de qualidade que justifica qualquer outro fator a ser levando em conta, como por exemplo, sua precisão.

A velocidade é certamente um fator chave nas armas de ar, talvez mais ainda do que nas de fogo. Quanto mais elevada é a velocidade, mais tensa é a trajetória do projétil.
Essas observações devem ser de conhecimento de todo praticante de tiro com armas de ar, principalmente para aqueles que praticam tiro ao alvo ou Field Target, pois necessitam de todo conhecimento possível a fim de agregar cada vez mais qualidade e precisão em seus tiros.
A precisão inerente pode ou não aumentar, enquanto a velocidade é continuamente aumentada, para tiro indoor, mas, para as armas de ar usadas ao ar livre, a "precisão eficaz" aumenta extremamente. Isto é porque, enquanto a velocidade é aumentada, faz não somente a trajetória se tornar mais tensa, mas os ventos laterais não têm tanto tempo para afetar o trajeto do chumbinho. Assim, com um rifle de ar de velocidade mais elevada, é mais fácil colocar precisamente o projétil nos alvos pretendidos em variadas, e geralmente desconhecidas, distâncias. Os incômodos de uma velocidade mais baixa não são fatores para atiradores de tiro ao alvo. Eles atiram em estandes sem vento, em ambientes fechados e à distâncias conhecidas exatamente. 
Por tanto para o iniciante, é  fundamental que antes de escolher uma arma de pressão, tenha em mente qual será seu uso, pois de acordo com o seu uso, a escolha da velocidade ou da classe de potência da arma pode ser melhor definida, e auxiliando assim em uma compra mais adequada, evitando problemas de descontentamento ou gasto excessivo de dinheiro.
Para tentar simplificar ainda mais temos a seguinte tabela, que representa a velocidade na boca do cano, e a relações de energia das massas dos chumbinhos para os calibres 4,5 mm e 5,5 mm.

Fonte de informação: Livro Armas de pressão-Ciência e Técnicas
Calibre 5,5 mm – Chumbinho de 15,0 grains
Classe de Potência
Velocidade inicial
Energia
Magnum
A partir de 244 m/s
800 ft/s
ALTA POTÊNCIA
A partir de 205 m/s
672 ft/s
MÉDIA POTÊNCIA
A partir de 156 m/s até 204 m/s
512 até 671 ft/s
BAIXA POTÊNCIA
Menor que 156 m/s
512 ft/s
 
Calibre 4,5 mm – Chumbinho de 8,0 grains
Classe de Potência
Velocidade inicial
Energia
Magnum
A partir de 323 m/s
1059 ft/s
ALTA POTÊNCIA
 A partir de 270 m/s
886 ft/s
MÉDIA POTÊNCIA
 A partir de 200 m/s < 270 m/s
676 até 885 ft/s
BAIXA POTÊNCIA
Menor que 200 m/s
676 ft/s

Nenhum comentário:

Postar um comentário