sexta-feira, 22 de maio de 2015

Chumbinhos Tsunami


Teste de Chumbinhos

Olá galera! Trago para vocês desta vez, uma breve avaliação do chumbinho da Nautika Tsunami.
A pedido e alguns colegas, estou fazendo minhas observações pessoais sobre esse chumbinho.
Já sabemos que um dos itens mais importantes do tiro com armas de ar é a munição, ou seja o chumbinho.
O chumbinho pode influenciar, na precisão e até mesmo na potencia da arma, e isso muitas vezes é negligenciado, por parte dos iniciantes e até mesmo por alguns já experientes.
Para avaliar um chumbinho, e definir se é bom ou ruim, não é tarefa fácil, pois precisamos analisar suas principais características, tais como: Forma, Massa, CB (coeficiente balístico), espessura da saia.

Afim de facilitar a vida de todos, examinarei  de forma grosseira o chumbinho aqui citado, visto que nem todos temos como analisar as características desse chumbinho, seja pela falta de conhecimento ou pela falta de equipamentos para tal analise, como balanças, paquímetros ou cronógrafos.
Portanto farei uma breve analise, dos principais pontos a serem observados em campo, em um chumbinho, que podem auxiliar na indicação das características desse chumbinho, vindo assim a termos uma ideia de sua qualidade, ou eficiência.
Esses pontos são: peso; uniformidade do corpo; uniformidade da sais e acabamentos.
O chumbo vem em um recipiente de plástico de tampa rosquiavel, não diferente dos demais já conhecido, no interior do recipiente o que chama a atenção é a ausência de resíduos de chumbo, indicando uma boa limpeza, no que diz respeito as raspas de chumbo, provenientes da fabricação.
O chumbo possui características de um chumbinho Mech, ou seja cabeça chata, porem com uma ponta ao centro, o que o transforma em um chumbo indicado para penetração e impacto, seu peso também é bem acentuado, no calibre 4,5mm possui 9,7 grains e no 5,5mm 18,36 grains, que o faz mais eficiente e indicado para, armas da classe de potencia Magnum ou Alta potencia, sua cintura é bastante grossa, a saia é lisa porem possui suas bordas bem definidas e sem falhas.
O seu perfil interno é bem definido e resistente, parece ser bem apropriado a receber a rajada de ar de armas mais potentes, sua parte interna lembra bastante os chumbos da gamo, isso nos dois calibres.




O teste

Levei o chumbinho ao clube, onde contei com o auxilio de dois amigos e também atiradores, que testaram o chumbo, no calibre 5,5mm enquanto eu testava no calibre 4,5mm.
Os resultados obtidos no calibre 4,5mm foram considerados satisfatórios, para treino, já no calibre 5,5mm não foram tão bons, mesmo sendo testados em duas carabinas diferentes, porem com classes de potencia baixa, o que comprometeu os testes.

O 4,5mm foi testado em uma CBC19-14 com gás ram de 45kg, a uma distancia de 10m, no caso do 5,5mm usamos uma carabina CFX e outra CFR, ambas com gas ram de 40kg o que interferiu nos testes devido o peso do chumbinho. Mas acredito que com uma carabinas de potencia maior obteríamos um bom resultado a curtas distancias.

 

 

Um comentário:

  1. Qual o diferencial de impacto e destruição deste chumbo...? Algo perceptível no 4.5?
    Abs

    ResponderExcluir