segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Protegendo contra ferrugem


Podemos destacar diversos cuidados com o uso de uma arma, mas o que tem maior importância na conservação do equipamento é a lubrificação das partes externas. Uma boa e constante lubrificação das superfícies expostas da arma garante uma vida longa ao tratamento de superfície e evita a formação de pontos de ferrugem que deixam marcas permanentes, se não tratas logo.
A oxidação dos metais se dá na presença de três componentes: O metal, o oxigênio e a água na forma de eletrólito com algum sal dissolvido. Retire o oxigênio ou a água e a corrosão do metal cessa. Para tanto, diversos métodos são empregados, sendo o mais comum a utilização de uma película protetora na superfície do metal. Tintas, oxidação negra e fosfatização são algumas das formas de se isolar a superfície do metal contra o contato com a atmosfera (oxigênio e água).
Destas, a utilização da oxidação negra é a preferida por deixar a peça com uma boa aparência.
Entretanto, a camada protetora de óxido negro, não é muito resistente e causa um tipo de corrosão chamada corrosão por pit, que se caracteriza por pequenos pontos de corrosão, porém profundos, que com o tempo transformam o metal em um verdadeiro queijo suíço.
Para se aumentar a eficiência desta proteção, é consenso a aplicação de algum óleo por toda a superfície. O óleo é hidrorepelente e pode conter alguns compostos químicos específicos para a neutralização da reação química de oxidação.
Produtos encontrados  no mercado
Existem varias marcas de óleo lubrificante, mas o ideal é que utilize óleos específicos para lubrificação de armas. Podemos destacar algumas marcas que se destacam em nosso mercado e é facilmente encontrada nas lojas do ramo, são eles:
WD-40 – fabricada pela WD-40 Company. Foi o pioneiro no mercado nacional e sua fórmula (40ª tentativa) foi desenvolvida especialmente para a remoção de água (Water Displacement) das superfícies a serem tratadas. Possuem em sua formulação solvente, óleos minerais e agentes antioxidantes.
  

 
CorrosionX – produzido pela empresa americana Corrosion Technologies Corporation. Inicialmente criado para a indústria aeronáutica, encontrou uso em várias áreas. Segundo seu fabricante, funciona através de adesão polar. Moléculas do produto aderem fortemente à superfície formando uma camada hidrorepelente. Constituído basicamente de óleo mineral e inibidores      de        corrosão.

 
Totall – Fabricado pela Packfill é um produto genuinamente brasileiro. Sua composição química possui agentes antioxidante, lubrificante mineral e solvente que prometem proteger, lubrificar e limpar armas.
As superfícies exteriores devem ser regularmente limpas a fim de manter seu acabamento. Antes de se guardar qualquer arma, deve-se fazer uma limpeza em toda superfície metálica, a fim de retirar qualquer sujidade que por ventura tenha se prendido na mesma

Mesmo a arma sendo guardada em um local protegido e arejado é imprescindível a aplicação de algum tipo de óleo protetor, principalmente nas partes que tiveram contato com as mãos. Os ácidos presentes em nossa pele podem transformar aquela inestimável peça de coleção, ou algo que te custou muito dinheiro suado, em uma simples peça de decoração.
fonte: APFT

Um comentário:

  1. Olá tenho uma duvida,qual dióxido é usado para a oxidação negra,por acaso é dióxido de nitrogênio ou outro tipo de dióxido,quem poderia me responder ?

    ResponderExcluir