quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Colecionando armas de pressão


Atualmente as arma, sejam elas de fogo ou de pressão, são produzidas na maioria das vezes de forma totalmente industrial, o que faz com que sua produção em grande escala seja lançada no mercado, com muita facilidade, ao contrario de alguns anos atrás, quando parte dessa produção também era feita de forma artesanal, principalmente na parte de acabamento, que, diga-se de passagem, era bem melhor do que o que temos hoje.


Infelizmente no Brasil, vivemos hoje, ainda uma realidade de que as armas de boa qualidade são produzidas na Europa, isso devido a restrições legais e econômicas impostas pelo governo e também, por falta de  mais empenho dos fabricantes de armas de pressão principalmente, do nosso país.
Voltando para nosso foco, quem deseja começar uma coleção de armas de pressão ou já deu inicio e deseja continua - lá, deve ter em mente que existem por ai, uma enorme quantidade de armas antigas, que foram produzidas em uma época, que a qualidade do material e também do acabamento realmente eram observados em todos os seus ângulos, afim de se atingir a qualidade e não apenas quantidade como vemos hoje, em alguns casos. Cabe a cada colecionado ou iniciante que deseja adquirir uma dessas armas antigas, iniciar o garimpo, ou seja começar a procurar, claro que existem dificuldades, tais como preço e condições de conservação das mesmas. Isso se intensifica, porque infelizmente o brasileiro não tem o costume de dar valor a armas antigas como acontece em outros países, mas também existe aquela parcela de brasileiros que consideram as armas antigas bem melhores que as atuais e modernas, como é o caso de algumas carabinas da  CBC, ROSSI, e até mesmo da GAMO, como é o caso das antigas GAMO 68, que atravessa gerações, e quem as possui não se desfaz da mesma de forma alguma.

A Compra

Quando se vai avaliar uma arma antiga, as dificuldades são muitas, pois, devemos levar em consideração, se é uma arma importada, qual o ano de sua fabricação, seu estado de conservação, se é uma arma muito procurada ou não, além de seu valor histórico, e porque não levar em consideração seu valor sentimental, sendo esse um fator relevante, porém pouco observado por quem compra.
Para definir o valor, deve-se analisar quanto custaria para importar uma arma igual que, como sabemos, normalmente é o dobro do preço de balcão. Esse seria o valor básico para uma peça absolutamente sem uso (nova) que, no caso de Armas Esportivas, pode aumentar em até 20% em sendo peça muito procuradas, ou então ser reduzido na mesma faixa para as que, mesmo muito bem conservadas, já foram utilizadas.

Com toda essa avaliação, vemos que não é fácil, definir o valor de uma carabina antiga, ou mesmo uma pistola de pressão, porém outros detalhes devem se levados em consideração, tais como:

·         Embora, dentro daquilo que se considera internacionalmente como Colecionismo de Armamento o que declaro a seguir seja uma excrecência típicamente brasileira, considero como armas modernas as produzidas a partir do ano final da 2ª Guerra Mundial (1945).
·         Os critérios apontados consideram armas com todos os seus componentes absolutamente originais e com pelo menos 90% do acabamento com o qual deixaram suas fábricas.
·         Armas que foram reoxidadas ou que, de alguma outra forma, tiveram seu acabamento refeito, ou ainda que tiveram suas características mecânicas alteradas, têm seu valor inicial reduzido na ordem de 50%.

Tudo isso, é uma forma de ajudar a negociação entre quem vende e quem compra, porém quando falamos em armas de pressão, o que conta muitas vezes é apenas, a livre transação entre pessoas, quem está vendendo e quem está comprando, que muitas vezes deixam todas essas dicas de lado.

14 comentários:

  1. oi tenho uma pistola antiga de chumbinho gostaria de saber onde posso restaurala e si vc sabe qual a raridade dela,pois não encontrei nenhuma na internet si poder mi ajudar des de ja grato !!! meu imail é ed.du_@hotmail.com
    atraz dela esta escrito accles e shelvoke lto.
    birmingham.6. eng grato !!!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Meu nome é Alan e ganhei uma arma que me parece ser uma Winchester model. 1873, 44-40 . A arma está oxidada superficialmente, porém tem todas as peças e seus mecanismos funcionam perfeitamente. para onde posso enviar fotos? quanto custa em media uma arma dessas em boas condições? quanto custa restaura-la?

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, tenho uma espingarda de chumbinho DIANA em perfeito estado dos anos 40 gostaria de vende la EMAIL claudiomariza@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho uma espingarda antiga cbc 245 express 4.5, tudo funcionando, so que a coronha é da 145 porque foi restaurada e não achei a 245, se tiver interesse entra contato comigo nicholaigenov@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde, vendo uma carabina FIONDA 63 com cilindro original, muito rara capacidade para 80 esferas, vendo barato, interessados pacheco.38@gmail.com e whats app 21980641212

    ResponderExcluir
  7. Vendo uma carabina Fionda 80 com cilindro zerados. Aceitei numa troca ha 22 anos e nunca usei. arturscholz@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. tenho uma carabina cbc 245 express 4,5 toda original pouco ferrugem no cano quanto vale??
    meu email nkrs59@yahoo.com.br Rafael

    ResponderExcluir
  9. Olá,tenho uma pistola de marca elgamo ou elgame (não consegui ler direito), ela é calibre 4.5, está em ótimo estado e funcionando perfeitamente (posso enviar fotos). Gostaria de saber um pouco dessa arma, não achei nada na internet, ela é toda em metal e é bem pesada, enfim não sou colecionador, não tenho interesse em ficar com ela pois não sou colecionador, ficaria muito grato em saber alguma informação é gostaria de trocar em uma carabina potente no calibre 5.5 nitro x 100 ou hatsan 125. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  10. Opa meu e-mail cvfp1971@gmail.com
    Obrigado

    ResponderExcluir
  11. Deixo também disponível meu Zap: (21)98152-7164 Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  12. Opa, só complementando, ela tem cano fixo.

    ResponderExcluir
  13. Acabei de achar ela na Net é uma el gamo Center, fabricada a partir de 1975, ela era fabricada na Espanha e é o primeiro modelo de pistola fabricada pela gamo, como disse está em muito bom estado, é item de colecionador, como disse, dou preferência a troca por carabina mais potente... Obrigado.

    ResponderExcluir
  14. Acabei de achar ela na Net é uma el gamo Center, fabricada a partir de 1975, ela era fabricada na Espanha e é o primeiro modelo de pistola fabricada pela gamo, como disse está em muito bom estado, é item de colecionador, como disse, dou preferência a troca por carabina mais potente... Obrigado.

    ResponderExcluir