quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Clones no Mercado



Com a expansão do mercado de armas de ar comprimido, no mundo todo, levou ao aparecimento de um grande número de marcas sob diversas formas de comercialização. Com isso é possível encontrar carabinas que são carabinas consideradas equivalentes e até mesmo clones de outras marcas.
 Esses clones são mais  evidentes em armas originais, desenhadas e fabricadas por marcas de renome, como BSA, Weihrauch, Cometa, Gamo, Edgun, Evanix, e muitos outros.
Mas na maioria das vezes, essa semelhança tem certo cunho comercial entre as empresas, que visam parcerias ou mesmo compra de ações.
Também é usado o sistema de contrato, em que uma empresa pede um desenvolvimento de produto externo de fábrica, ou pré-base modelos desenvolvidos pelo fabricante, sob as suas especificações técnicas e de qualidade, é vendido sob o nome de marca do contratante. Por exemplo, alguns modelos Gamo, Crosman e Stoeger são fabricados pela empresa BAM, pistolas de ar Beeman tem algumas partes, fabricadas por empresas terceirizadas. Eventualmente, da mesma forma, algumas empresas contratantes solicitam diferentes produtos menores, tais como, pistão, cilindro de estilo ou modelos diferentes, acessórios de extensão, supressores de ruído, Muzzles, mecanismo de bloqueio do gatilho, selos de qualidade e de ordem, etc.
Há também o sistema de licenciamento, quando um fabricante adquire o direito de usar um nome reconhecido, este modo é por isso que vemos armas de ar comerciais e réplica de CO2 com nomes de fabricantes famosos como Beretta armas de fogo, Colt, S & W, Makarov, Ruger e Remington, entre outros.
Fabricantes chineses nas décadas de 80 e 90 eram conhecidos por imitar as características e aparência de equipamento projetado e construído por marcas de renome que inundam o mercado com produtos de baixa qualidade, clones popularmente chamados, em muitos casos, foram comercializados com embalagem e estampas de marcas originais ou tentando imitá-los. Modelos Diana foram preferidos por imitadores. Ainda hoje encontramos essa mesma situação, como por exemplo, o modelo da carabina BAM 19s e 19-14, que hoje se encontra sendo importadas da china e comercializadas pela CBC (Companhia Brasileira de Cartuchos), essas carabinas têm o seu projeto semelhante, as Gamo 440, da empresa Espanhola.
GAMO 440

BAM 19-14
Mesmo não possuindo, a mesma qualidade de peças e acabamento, os clones, tem ganhado seu espaço no mercado, a similaridade entre as armas, no quesito mecânico, tem chamado a atenção de iniciantes no esporte, além de se obter um razoável custo x beneficio nos clones encontrados por ai.

NORICA DRAGON

BEEMAM GH1050

Nenhum comentário:

Postar um comentário