sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O clone


O CLUBE DO CHUMBO analisou as duas marcas de chumbinho que tem gerado certa discussão entre airguners, devido sua semelhança em vários pontos, são eles o CBC nitro silver, e o Technogun Focus, ambos 4,5mm.
Realmente a aparência dos dois chumbinhos é idêntica, desde o seu tamanho até as marcas deixadas pelo processo de fabricação, que por sinal, a CBC indica na embalagem ser uma tecnologia exclusiva de produção por injeção.
Fizemos uma  rápida verificação no peso de ambos, pois o Technogun indica em sua embalagem um peso de 0,5g para cada chumbinho, a caixa da CBC não indica peso do chumbinho, apenas o peso bruto da caixa.
Pesamos cinco unidades de cada chumbo, com o obejetivo de verificar a consistência de sua qualidade de produção.
Os resultados foram:
Marca
Pesos
Technogun Focus
0,55
0,54
0,49
0,55
0,53
CBC Silver
0,51
0,56
0,51
0,54
0,53

Como já era de se esperar o peso do chumbinho da CBC é praticamente o mesmo do Technogun, com a mesma variação, e inconsistência de peso, visto que o ideal seria um padrão, como por exemplo, medimos também o chumbinho da Rossi e seu peso se manteve em 0,53g em todas as cinco unidades pesadas, por curiosidade pesamos todo o conteúdo da caixa e mais de 90% dos chumbinhos da Rossi apresentaram o mesmo peso. Não podemos afirmar com certeza, que essa variação entre os dois chumbinhos analisados, seja a causa de alguma desvantagem na hora de fazer agrupamentos, mas os testes feitos foram bem interessantes, a ponto de perceber uma diferença entre as duas marcas.
Os testes foram feitos a uma distancia de 10 metros, com mira aberta sem apoio, e uma sequencia de 5 tiros em cada alvo.


 
        Portanto, vimos que apesar da semelhança, existe ainda uma tendência de melhor aproveitamento com o Technogun do que com o CBC, quem sabe essa diferença não seja apenas do lote fabricado, e no final das contas ambos sejam o mesmo produto, em caixas e preços diferentes, e, diga-se de passagem, a CBC exagerou no preço de seus chumbinhos, não sei se vai colar não, será!

Um comentário:

  1. cara, os chumbinhos são idênticos porque a unica coisa que muda é a caixa!
    veja o cnpj do fabricante 13.122.492...

    ResponderExcluir