sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Tiro Esportivo


O tiro com armas de ar comprimido


Munição farta e barata, ausência de estampido e de fumaça, entraves legais inexistentes, facilidade de locais para praticar… Só essas características já servem para fazer do tiro com armas de ar comprimido uma diversão garantida, inclusive acessível a atiradores de tenra idade.
Historicamente existem relatos de armas que propeliam algum tipo de projétil, via ar comprimido, desde o século XV. Basicamente se resumiam a um cano ligado a um reservatório esférico, feito de cobre ou latão, no qual se comprimia ar através de uma bomba rudimentar. Um mecanismo de disparo simples abria um tipo de válvula, que permitia a vazão dessa pressão armazenada para o interior do cano, impulsionando assim o projétil para fora. Porém, foi a partir do século XVIII que, principalmente na Europa, começaram a se difundir mais, utilizadas em tiro esportivo tanto em ambientes fechados como para a caça de pequenas aves.
O tiro com armas de ar comprimido é, além de acessível, a opção ideal para jovens que não estão na faixa de idade, que é de 25 anos , que permita a aquisição de sua arma de fogo. Já na tenra idade, a partir de 12 anos, o jovem pode praticar com essas armas nos estandes de tiro e, quando devidamente assistidos e instruídos por pessoas experientes, têm a chance de vivenciar todo o ambiente dos clubes, dos participantes, das competições, as normas de conduta e de segurança em estandes, além de experimentar uma modalidade de tiro que lhe permitirá escolher, posteriormente, o que pretende praticar como modalidade de tiro. Não há nada que impeça a oportunidade real que os jovens desta faixa etária possam ter praticando o esporte do tiro, da mesma forma que os adultos, e muitas vezes, de igual para igual.
Aqui em João Pessoa –PB, existe uma certa resistência sobre a pratica desse esporte, infelizmente não existem locais apropriados, para a pratica do tiro esportivo, nem informações suficientes, para quem pratica, e isso faz com que os poucos praticante e entusiastas do tiro com armas de pressão, não tenham motivação para, entrar ainda mais nesse fascinante mundo, e é por isso que o CLUBE DO CHUMBO, se empenha em divulgar cada vez mais, o tiro esportivo com armas de pressão, visando a evolução do nosso Estado, nesse maravilhoso esporte.

5 comentários: